Tecnologia LTO

A tecnologia Linear Tape-Open (LTO) foi desenvolvida como uma tecnologia de "formato aberto", de modo que os usuários pudessem ter várias fontes de produtos e fitas.

Por mais de uma década, a tecnologia LTO tem demonstrado ser tão eficaz ao preservar e proteger dados empresariais críticos nos ambientes empresariais mais exigentes, mantendo um formato sustentável e aberto, que se tornou de fato no padrão de fita, com mais de 280 milhões de cartuchos LTO e mais de 5 milhões de drives expedidas desde a sua introdução.

Compatibilidade

As três empresas fornecedoras de tecnologia LTO (HP, IBM, e Quantum) compreenderam desde o início que, para que um formato aberto tivesse êxito, era necessário assegurar a compatibilidade entre todos os dispositivos e fitas de fornecedor. Para ir ao encontro desta necessidade, antes de ser concedida a utilização de qualquer produto da marca comercial LTO Ultrium, este deve passar por testes abrangentes de verificação de terceiros para assegurar a conformidade com a especificação do formato da fita Ultrium. É igualmente importante assegurar a compatibilidade entre gerações LTO, assegurando aos clientes existentes um caminho de migração para o futuro. Cada geração LTO mantém capacidades de leitura e escrita invertidas, fornecendo a capacidade de ler duas gerações para trás e escrever uma geração para trás, protegendo o investimento dos clientes em dispositivos e fitas LTO e assegurando um caminho de crescimento para o futuro.

Gráfico de Compatibilidade de Leitura/Escrita

Modelo LTO-3 LTO-4 LTO-5 LTO-6 LTO-7
Leitura
1, 2, 3
2, 3, 4
3, 4, 5
4, 5, 6
5, 6, 7
Escrita
2, 3
3, 4
4, 5
5, 6
6, 7

Planos

Sem sinais de abrandamento, o rápido crescimento da criação de conteúdo digital significa que os clientes devem sempre olhar para o futuro ao implementar novas tecnologias no presente. É fundamental saber que existe um caminho para ir ao encontro da capacidade futura e requisitos de desempenho que virão inevitavelmente; quer através do crescimento orgânico, aquisições inesperadas ou novas iniciativas empresariais. A LTO demonstrou ser capaz de satisfazer estas exigências, fornecendo seis gerações de desempenho de capacidade e crescimento, com outras quatro gerações definidas para o futuro.

Modelo: LTO-3 LTO-4 LTO-5 LTO-6 LTO-7 LTO-8 LTO-9 LTO-10
Capacidade com Compactação
800 GB
1,6 TB
3,0 TB
6,25 TB
15 TB
32 TB
62,5 TB
120 TB
Taxa de dados (MB/s)
160
240
280
400
750
1180
1770
2750
Suporte WORM
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Suporte de Encriptação
Não
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
NOTA: Capacidades compactadas para gerações 1-5 assumem compactação 2:1. Capacidades compactadas para gerações 6-10 assumem compactação 2.5:1 (alcançada com buffer de histórico com maior compactação). FONTE: O Programa LTO. Os planos LTO Ultrium estão sujeitos a alteração sem aviso e somente representam objetivos. Linear Tape-Open, LTO, o logótipo LTO, Ultrium e o logótipo Ultrium são marcas registradas da HP, IBM e Quantum nos Estados Unidos e em outros países.

WORM e Encriptação

As características únicas da fita, incluindo grande capacidade, preço baixo e portabilidade permitiram ao programa LTO desenvolver algumas funcionalidades de proteção avançada de dados, tais como WORM e encriptação. A tecnologia WORM (escreva uma vez, leia muitas) assegura que os dados escritos em uma fita nunca possam ser alterados ou substituídos. A tecnologia WORM é crítica para muitos requisitos de conformidade, bem como para qualquer instância onde o conteúdo seja tão valioso que os proprietários do conteúdo queiram assegurar que este não possa ser apagado ou alterado. A tecnologia WORM é suportada por todos os dispositivos LTO de expedição atuais sem despesas extra, só requer a compra de cartuchos de fita WORM específicos.

Uma infeliz realidade do mundo atual é o aumento das violações de dados. Por isso, a LTO tem fornecido tecnologia de encriptação a nível da drive desde a sua 4ª geração, tape drive LTO-4. A encriptação é fornecida por padrão em todas as drives desde LTO-4, com uma variedade de soluções-chave de encriptação disponíveis, incluindo Scalar Key Manager (SKM) da Quantum, para simplificar e automatizar o gerenciamento de chaves de encriptação. Sem ter nenhum impacto negativo no desempenho ou capacidade da drive, não existe uma única razão para alguma empresa não estar utilizando as capacidades de encriptação criadas nas suas tape drives LTO. Com encriptação AES de 256 bits de nível governamental, os usuários podem estar confiantes de que os seus dados estão protegidos mesmo sendo transportados para vaulting externo.

Sistema de Arquivos de Fita Linear (LTFS)

O Sistema de Arquivos de Fita Linear (LTFS) apresenta a um usuário arquivos na fita, tal como um disco ou outra fita removível, como as drives USB. A funcionalidade de particionamento LTO (disponível desde LTO-5) cria uma partição separada na parte da frente da fita, fornecendo um índice de conteúdo armazenado na partição de fita primária. Com o LTFS, os usuários conseguem procurar, recuperar e armazenar arquivos por meio de qualquer sistema operacional, sem a necessidade de uma aplicação de backup. O LTFS é a tecnologia ideal para empresas que se debatem com grandes quantidades de dados não estruturados, como imagens, vídeos, documentos digitalizados e arquivos de projeto de engenharia ou arquitetura. Este conteúdo não efetua compactação ou desduplicação corretamente e, normalmente, os proprietários de conteúdo necessitarão de acesso ao conteúdo e recuperação em intervalos imprevisíveis; tudo isto acrescenta uma carga adicional a uma organização de TI que já opera além de suas capacidades. Criando um arquivo de fita NAS, com LTFS, as organizações de TI podem fornecer aos proprietários de conteúdo o acesso direto ao seu conteúdo arquivado em uma solução econômica e protegida; liberando armazenamento em disco primário valioso, reduzindo assim as necessidades de proteção de dados, permitindo um fluxo de trabalho mais ágil para o negócio.

Custos Ambientais e Operacionais

Nem todos os dados são iguais. Tratá-los como tal aniquilará um orçamento de TI e restringirá o fluxo de trabalho dos dados necessários para a competição atual de negócios. A fita continua desempenhando um papel importante na preservação e proteção de dados, porque as suas características únicas são ideais para aplicações de retenção de dados e arquivo de conteúdo a longo prazo. As capacidades de portabilidade, baixo consumo energético e elevada capacidade das fitas faz com que esta seja uma tecnologia-chave para as empresas que implementam arquiteturas de armazenamento em camadas. Potenciar os baixos custos ambientais e operacionais libera recursos de TI para mais aplicações intensivas de E/S. As funcionalidades avançadas em fitotecas Scalar da Quantum, como EDLM (para assegurar a capacidade de recuperação das fitas arquivadas) e Vault Ativo (reduzindo custos ao melhorar o tempo de acesso ao conteúdo vaulted) melhoram o papel das fitas em uma solução de gerenciamento de dados abrangente.

Quando se trata de proteger seus dados, nada é mais importante.

TELEFONE 800-677-6268 | E-MAIL INFO@QUANTUM.COM
Preciso De Uma Solução Similar SOLICITE MAIS INFORMAÇÃO FALE
CONOSCO