Sistema de Observação da Terra (EOS) da NASA
Necessitávamos de um sistema de armazenamento robusto que pudesse ser escalado de forma a processar conjuntos de dados muito grandes armazenados em vários tipos de fita. Também necessitávamos de uma solução estável que pudesse suportar um funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana.
Diretor Técnico de Pojeto do EOSDIS da Raytheon

Gerenciamento do Acesso a Petabytes de Dados

O Software de Gerenciamento de Dados da Quantum Gerencia o Arquivo de Dados de Observação da Terra

Todos os dias, os satélites do Sistema de Observação da Terra da NASA transmitem terabytes de dados sobre a Terra, os oceanos e a atmosfera. Os dados são disponibilizados aos pesquisadores do clima de todo o mundo usando o Sistema de Informações e Dados do Sistema de Observação da Terra da NASA (EOSDIS), um dos mais ambiciosos projetos de dados alguma vez concebidos. O armazenamento dessas informações insubstituíveis foi confiado ao software de gerenciamento de dados da Quantum.

Rápido Crescimento de Dados

Desde que entrou online em 1999, o EOSDIS da NASA se tornou em um dos maiores e mais ativos repositórios de dados do mundo. Todos os dias, recebe 3 terabytes de dados novos e distribui 2 terabytes de informação existente para pesquisadores em todo o mundo, dando a centenas de milhares de usuários acesso a mais de 20 milhões de arquivos que contêm mais de um petabyte de informação.

Os principais componentes do EOSDIS foram desenvolvidos pela Raytheon Imagery and Geospatial Systems. "Esses dados são um recurso nacional que irá proporcionar grandes conhecimentos sobre a maneira como a Terra está mudando", afirma o diretor técnico de projeto da Raytheon. "Armazenar, organizar e disponibilizar os dados para os pesquisadores são tarefas críticas e um enorme desafio."

A dimensão da tarefa significava que o sistema necessitava ser estruturado para que os aplicativos pudessem escrever e ler dados diretamente de fitotecas automatizadas. "…necessitávamos de um sistema de armazenamento robusto que pudesse ser escalado de forma a processar conjuntos de dados muito grandes armazenados em vários tipos de fita", explica o diretor técnico de projeto da Raytheon. "Também necessitávamos de uma solução estável que pudesse suportar um funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana."

Acesso aos Dados de Alto Desempenho com Disco e Fita

A chave do sucesso do EOSDIS foi o desenvolvimento de um sistema para gerenciar a cache de disco de alta velocidade que mantém os metadados sempre disponíveis para pesquisas rápidas de milhões de arquivos e petabytes de dados primários armazenados em fita. O software de gerenciamento de dados da Quantum reúne todo o sistema e permite aos usuários acessá-lo eficazmente.

O software de gerenciamento de dados da Quantum transforma as fitotecas em armazenamento em massa de acesso direto e online, permitindo aos usuários, administradores e aplicativos arquivarem petabytes de dados. O software de gerenciamento de dados da Quantum apresenta fitotecas automatizadas como um dispositivo e um ponto de montagem UNIX, para que os usuários possam acessar os arquivos das fitotecas da mesma maneira que o fariam com dispositivos de disco. O software de gerenciamento de dados da Quantum gerencia cache de disco, mantém metadados online em clusters de servidores altamente disponíveis, e é escalável para gerenciar eficazmente um número ilimitado de arquivos.

"O sistema completo nos permite obter o uso mais eficiente possível de nossos recursos de armazenamento", acrescenta o diretor técnico de projeto da Raytheon. "Ele nos proporciona um ambiente de armazenamento muito flexível e de alto desempenho, um acesso fácil aos dados a partir de todos os nossos aplicativos, e nos permite um grande aproveitamento de recursos. A recuperação de arquivos, a preparação para a cache de disco e a entrega como um conjunto de fita de arquivo ou duplicado ocorre em segundo plano." Para os usuários que acessam os dados por meio do Web site do EOSDIS, os dados são exibidos como se estivessem armazenados em um único banco de dados.

O apoio da Quantum, que ajudou na arquitetura do sistema e forneceu um serviço de assistência técnica contínuo, foi crucial para o sucesso do projeto. O diretor técnico de projeto da Raytheon conclui: "O empenho geral nesse projeto por parte dos fornecedores primários tem sido uma das chaves para seu sucesso."

Produtos Usados

  • Aplicação: armazenamento e acesso automatizado dos dados de satélite da NASA
  • Software de Gerenciamento de Dados da Quantum
  • Armazenamento em fita: fitotecas automatizadas
  • Ambiente de Servidor e Armazenamento: servidores SGI IRIX

Benefícios Chave

  • Fornece arquivamento altamente confiável com grande escalabilidade
  • Suporta vários tipos de fita – fita para armazenamento primário e cache de disco para pesquisa de alta velocidade
  • Permite que uma comunidade global de usuários acesse os dados diretamente
  • O suporte ativo da Quantum é a chave para uma implementação bem-sucedida
  • Integra-se com uma vasta gama de
    plataformas UNIX

Sobre o EOS

O Sistema de Observação da Terra (EOS) é a parte central da Earth Science Enterprise, da NASA. Consiste em um componente científico e sistema de dados, e suporta uma série coordenada de satélites de baixa inclinação e satélites de órbita polar para observações globais de longo prazo da superfície terrestre, da biosfera, da Terra sólida, da atmosfera e dos oceanos. Ao permitir um melhor entendimento da Terra como um sistema integrado, o programa EOS traz benefícios para todos nós.