GWDG
Na nossa experiência, a StorNext é a única plataforma que consegue processar o número de arquivos e quantidade de dados que gerenciamos, proporcionando simultaneamente um alto desempenho.

 

Stefan Teusch
Vice-Diretor da infraestrutura de TI, GWDG

A GWDG PERMITE PESQUISAS INOVADORAS COM O STORNEXT NA UNIVERSIDADE DE GÖTTINGEN E NA SOCIEDADE MAX PLANCK

A GWDG permite que os pesquisadores da universidade e os cientistas da Sociedade Max Planck realizem estudos inovadores em um leque alargado de áreas, desde a genômica às humanidades, estudos que praticamente duplicam as necessidades de armazenamento anualmente. "O sequenciamento de última geração, por exemplo, produz enormes quantidades de dados", afirma o Dr. Philipp Wieder, Vice-Diretor da GWDG. "Uma equipe precisava armazenar 300 TB de dados só para um projeto."

O centro também apoia o Estado de Göttingen e a Biblioteca da Universidade, servindo a universidade, o Estado da Baixa Saxônia e a Academia das Ciências de Göttingen. "A biblioteca está digitalizando textos e criando modelos de objetos físicos", afirma Wieder. "Todos esses dados têm de ser armazenados em algum lado."

Com mais de 40 000 usuários, "nós precisávamos de um sistema de arquivos que pudesse processar biliões de arquivos e enormes volumes de dados", declara Stefan Teusch, Vice-Diretor das infraestruturas de TI, GWDG.

Criar um Ambiente de Armazenamento Multicamadas de 7 PB que se Alarga ao Disco e Fita

O sistema de armazenamento da GWDG usa multicamadas. "Agora, no StorNext temos 2,5 PB de dados em disco e 4,5 PB em fita", refere Teusch. "O objetivo era tornar os dados acessíveis a partir de um único sistema de arquivos." O aspecto econômico das fitotecas permite que o centro cumpra os requisitos de armazenamento de dados durante dez ou mais anos.

O centro adotou o StorNext da Quantum há mais de uma década e expandiu o sistema ao longo dos anos. "Na nossa experiência, o StorNext é a única plataforma que consegue processar o número de arquivos e a quantidade de dados que gerenciamos, possibilitando simultaneamente um alto desempenho", afirma Teusch.

Apoiar Facilmente os Diferentes Sistemas Operacionais Que os Cientistas Usam

O StorNext permite que o centro preste suporte aos sistemas operacionais de todos os seus usuários. "Muitos cientistas, sobretudo nas ciências naturais, usam UNIX ou Linux, mas outros usuários talvez prefiram Windows ou Mac OS. De fato, alguns departamentos usam somente Mac", diz Teusch. "Com o StorNext, podemos facilmente proporcionar suporte a todos esses sistemas operacionais. Os usuários podem acessar os dados de que necessitam sem efetuar qualquer alteração a seus fluxos de trabalho."

Permitir Processamento HPC com Armazenamento Compartilhado de Alta Velocidade por Ethernet

Para proporcionar o acesso compartilhado do cluster HPC aos dados a partir do ambiente do StorNext, o grupo de TI instalou o StorNext, distribuiu clientes LAN (DLCs) e gateways para balanceamento de carga e failover. "O StorNext DLC elimina a necessidade de conectar todos os nós HPC com Fibre Channel", refere afirma Teusch. "Podemos continuar usando a Ethernet tradicional. Os usuários de HPC solicitaram um desempenho de 2 GB por segundo. Com o StorNext DLC, estamos atingindo 3,2 GB por segundo", explica Teusch. "Os investigadores podem mover rapidamente grandes quantidades de dados para o cluster HPC para processamento e de novo para um armazenamento a longo prazo."

Preservar Cópias de Dados para Recuperação de Desastre

Para proteger os dados, o grupo de TI usa as políticas do StorNext para criar cópias de fita de dados primários. "Se um dispositivo de hardware falhar ou se perdermos um sistema de armazenamento, ainda temos a cópia no arquivo de fita do StorNext e podemos restaurar rapidamente os dados", diz Teusch. "Os usuários podem voltar logo ao trabalho."

Apesar de o ambiente de armazenamento multicamadas continuar a crescer, gerenciar o StorNext continua sendo simples. O grupo de TI pode continuar se expandindo sem contratar mais pessoal ou retirar pessoal de outros projetos.

O Futuro Pode Incluir a Rede dos Ambientes do StorNext

Pensando no futuro, o grupo de TI do centro está considerando novas formas de aplicar o StorNext, incluindo criar uma rede de ambientes StorNext conectados na Alemanha. De uma forma geral, o departamento de TI da GWDG considera o StorNext uma solução de armazenamento ideal que cumpre as necessidades do centro quanto a escalabilidade, desempenho e gerenciamento.

"O StorNext atendeu nossas necessidades, mesmo quando nossos fluxos de trabalho se tornaram mais exigentes, quando nosso ambiente evoluiu e nossa equipe de gerenciamento mudou", declara Wieder. "Acreditamos que o StorNext continuará atendendo nossas necessidades no futuro."

Produtos Usados

Benefícios Chave

  • Gerencia bilhões de arquivos e dados à escala de petabytes em várias camadas de armazenamento em um único sistema de arquivos
  • Escalável para suportar o crescimento de volumes de dados que estão praticamente duplicando anualmente
  • Permite processamento ultra rápido HPC por meio do protocolo StorNext DLC por IP
  • Proporciona acesso heterogêneo aos dados em uma gama completa de sistemas operacionais
  • Protege dados e minimiza o período de inatividade com integração de backup e recuperação de desastre
  • Permite que uma equipe pequena gerencie um grande arquivo reduzindo a complexidade administrativa

Sobre a GWDG

A Gesellschaft für wissenschaftliche Datenverarbeitung mbH Göttingen (GWDG) é um centro informático compartilhado pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, e a Sociedade Max Planck. A GWDG cumpre as funções de um centro informático conjunto e de competências de TI, fornecendo uma gama de serviços de TI básicos, soluções de gerenciamento de dados e instalações informáticas para apoiar a pesquisa científica e promover o treinamento profissional. O centro criou um ambiente de armazenamento em larga escala para armazenar, proteger e disponibilizar acesso a milhões de arquivos e volumes de dados em larga escala para dezenas de milhares de usuários.