BBC Sport
A arquitetura proposta analisou profundamente seus requisitos de fluxo de trabalho para podermos satisfazer suas necessidades reais como uma verdadeira fitoteca de produção e não um simples arquivo.

 

Warren Peel
Managing Director, Trams

O armazenamento em camadas proporciona à emissora acesso fácil ao arquivo de conteúdo total

A BBC Sport chama "arquivo de produção" a sua fitoteca rica em conteúdo esportivo, que data de há mais de 75 anos, pois é necessário que esta esteja disponível para toda a equipe utilizar a qualquer momento. É uma parte essencial da produção diária e é fundamental para fazer valer sua história e marca.

Tudo em um

Quando a BBC Sport decidiu mudar para um novo arquivo de base digital em 2014, seguiu-se um processo de concurso competitivo que foi ganho pela empresa Trams, parceira da Quantum, em colaboração com a Media Manor, uma empresa especialista em fluxos de trabalho de broadcast e produção.

Além de uma combinação imbatível de preço/desempenho, a solução unia a produção e o armazenamento de arquivos.

"Eles tinham estabelecido algumas métricas de desempenho alvo e nós as atingimos sem problemas", afirma Warren Peel, Managing Director da Trams. "A arquitetura proposta analisou profundamente seus requisitos de fluxo de trabalho para podermos satisfazer suas necessidades reais como uma verdadeira fitoteca de produção e não um simples arquivo."

Arquitetura

Durante a fase de concepção, ficou claro que uma solução de quatro camadas baseada no StorNext 5 seria a mais apropriada. O StorNext 5 é uma solução ponta a ponta completa que fornece a produção, a distribuição e o arquivamento de conteúdo juntamente com o desempenho necessário para produções ao vivo.

A camada 1 do armazenamento é um disco QD6000 de alto desempenho, com 173 TB de capacidade utilizável, onde os usuários acessam o conteúdo principalmente através do sistema de gerenciamento de ativos e onde é mantido todo o armazenamento proxy para fornecer acesso a todo o arquivo. A transferência entre motores de transcodificação aumentam a largura de banda necessária, pelo que a arquitetura da camada 1 foi implementada com uma largura de banda de 2,4 GB/s.

A camada 2 do armazenamento é um armazenamento de buffer de 336 TB por trás da camada 1. O disco StorNext QD6000 fornece o armazenamento, mas com maior capacidade e unidades de menores velocidades (7200 rpm, por oposição às 10 000 rpm da camada 1). Para garantir que não existem problemas, todo o sistema tem uma capacidade de transferência de dados de 6,4 GB/s.

A camada 3 é um Arquivo StorNext AEL6000 com robóticas duplas e 18 unidades de fita LTO-6 com caminhos duplicados, além de duas unidades de Gerenciamento de Vida Prolongada de Dados (EDLM) que analisam continuamente as fitas para garantir a integridade dos dados. No arquivamento, todos os arquivos são armazenados em duas fitas separadas para garantia da resiliência e o sistema foi concebido para expandir sua capacidade efetiva até mais de 10 petabytes através da integração das unidades de fita de última geração LTO-7.

Sempre que algum conteúdo é gravado no arquivamento, é feita uma terceira cópia em fita, que é ejetada do dispositivo. Estes dados externos e vaulted formam a camada 4 do armazenamento.

Desempenho

"O resultado é um sistema com muita potência", explica Declan Wood, Managing Director da Media Manor. "O conteúdo no disco é distribuído a grande velocidade e, internamente, podemos criar e eliminar os discos de forma rápida e segura, pois tudo está protegido e duplicado em fita."

O sistema entrou em funcionamento em janeiro de 2015 e está permanentemente em uso. "A BBC Sport passou da sua mistura de sistemas para um ambiente unificado com desempenho garantido e um único ponto de administração", afirma Wood.

"O sistema funciona bem e não necessita de intervenção manual para assistência", conclui. "Do ponto de vista do revendedor, e com certeza também do ponto de vista do usuário final, isso é muito bom. Demonstramos através da concepção de nosso sistema que a solução da Quantum era a solução técnica mais apropriada e assim se provou na prática."

Benefícios Chave

  • A elevada largura de banda para transferência de dados de 6,4 GB/s assegura funções de transcodificação fáceis e evita problemas no fluxo de conteúdo
  • Migração automatizada de conteúdo baseada em uma política para o arquivo baseado em LTO
  • O arquivo de fita cria automaticamente cópias adicionais para armazenamento em vault externo
  • As unidades EDLM garantem a autorreparação dos dados ao longo do tempo
  • Arquitetura concebida para facilmente se expandir até mais de dez petabytes de armazenamento

Sobre a BBC Sport

A BBC Sport é responsável por 20 000 horas de cobertura global de esportes na rádio, na TV e online todos os anos, incluindo eventos esportivos ao vivo, destaques, notícias de esporte e programas sobre a atualidade. Estima-se que atinja 40% do público britânico todas as semanas. Sediada em Salford, no Reino Unido, a profundidade e importância de seu arquivo são vastas, armazenando conteúdo que cobre alguns dos melhores momentos na história britânica dos esportes. Para mais informações sobre os esportes e o conteúdo que a BBC Sports produz, visite BBC Commissioning.

Sobre a Trams

Sediada no centro de Londres e operando por todo o Reino Unido, a Trams é uma empresa líder prestadora de serviços e sistemas de TI business-to-business, com consultores especializados e experientes em Armazenamento e Fluxos de Trabalho Criativos, Novas Mídias, TI Comerciais e Educação. A Trams mantém acreditação com mais de 50 fornecedores líderes, incluindo uma parceria de longa data como Revendedor e Prestador de Serviços Autorizado da Apple, Revendedor de Valor Agregado de Produtos de Armazenamento da Quantum e Parceiro de Serviços de Impressão Gerenciada da Xerox. Para mais informações, visite http://www.trams.co.uk/home

Sobre a Media Manor

A Media Manor é uma consultoria de fluxos de trabalho de Mídia e Broadcast, especializada em fornecer abordagens práticas para solucionar os problemas associados à introdução de tecnologia de mídia convergente e novos fluxos de trabalho de broadcast e produção. A inovação e a liderança em ideias são componentes chave para todos os seus compromissos com o cliente, apoiados por anos de experiência em programas de transformação de Broadcast e TI. A Media Manor é especializada na especificação, concepção, construção e educação associadas à aquisição e produção digitais, pós-produção, soluções de arquivamento e armazenamento, bem como nos fluxos de trabalho técnicos, empresariais e para usuários finais necessários em qualquer implementação bem-sucedida. http://www.media-manor.com