Ativas
Escolhemos a Quantum, porque queríamos um parceiro que juntasse backup e arquivo, que melhorasse nossa eficiência, e que fornecesse novas tecnologias que nos permitam criar ofertas novas e dinâmicas para o mercado.
Daniel Magalias
Gerente de TI na Ativas

Prestador Dinâmico de Serviços de TI Encontra Parceiro Ideal para Armazenamento

O Brasil tem sido uma das economias com o crescimento mais rápido no mundo, e suas empresas geralmente se debatem para continuar desenvolvendo suas capacidades de TI de modo suficientemente rápido para sustentar esse crescimento acentuado. A Ativas construiu um modelo de negócio em torno da solução para esse problema, oferecendo um conjunto completo de serviços de TI e de infraestrutura, ou seja, tudo desde serviços gerenciados e gerenciamento de TI, até o outsourcing de infraestruturas e o gerenciamento remoto. A empresa, com atividade em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, e com um centro de dados de Classe III próprio, serve uma vasta gama de clientes que consideram a informação e a área de TI estratégicas para seu sucesso. Serve também uma grande variedade de setores, incluindo banca e serviços financeiros, engenharia e construção, mídia e entretenimento, extração de recursos naturais, cuidados de saúde, planejamento de logística, telecomunicações e educação.

A Busca de um Parceiro Conduz à Quantum

À medida que a Ativas expandia suas ofertas, rapidamente se tornou claro que eram necessárias soluções melhores para fornecer gerenciamento e proteção seguros de dados, incluindo serviços de backup, arquivamento e recuperação de desastre. Necessitavam de soluções que fossem altamente escaláveis, para ajudar a gerenciar o crescimento, suficientemente flexíveis para lidar com servidores físicos e virtuais, e com capacidade para integrar várias tecnologias diferentes de armazenamento de dados, incluindo backup, arquivamento e a nuvem. Inicialmente, a empresa usou vários fornecedores para cada categoria de serviços, mas se apercebeu de que essa abordagem gerava complexidade, tinha custos elevados e limitava sua capacidade de construir conjuntos de soluções bem integrados e de várias tecnologias.

"Compreendemos que se usássemos somente os fornecedores tradicionais, seríamos simplesmente mais um ator no mercado. Por isso, procuramos sempre prestadores diferentes de soluções integradas que pudessem suportar nossa gama de serviços e planos de crescimento", explica Milton Bonservizzi, Associado da Ativas.

A empresa analisou todos os parceiros disponíveis e decidiu consolidar sua linha de gerenciamento de armazenamento com um único prestador: a Quantum Corporation.

Gama de Soluções Chave de Tecnologia e Futuro

A Quantum era um parceiro natural graças à gama de soluções oferecida pela empresa, sua abordagem inovadora à tecnologia e seu forte apoio ao modelo de negócios da Ativas. A opção de desduplicação da Quantum foi uma oferta chave, suportada pelos equipamentos DXi®-Series da empresa. "Esperamos que a implementação alargada dessa tecnologia nos ajude a reduzir nossos requisitos globais de disco em 50%, assim como a fornecer a nossos clientes backup e restaurações mais rápidos", explica Magalias. A fita era também um componente importante da estratégia global de proteção da Ativas, e o fato de a Quantum oferecer disco e fita, permitindo que os dois trabalhem em conjunto de modo eficiente, foi um diferenciador essencial.

A tecnologia de sistema de arquivos StorNext® da Quantum foi uma parte importante da solução. Com o StorNext, a Ativas pode oferecer transmissão em sequência de arquivos de alto desempenho, compartilhamento de arquivos e colocação em camadas automatizada para clientes com grandes volumes de conteúdo, incluindo clientes das áreas de mídia e entretenimento, da área geoespacial e da área biomédica que geralmente têm arquivos de grandes dimensões que requerem um fluxo de trabalho de conteúdos diferente.

"Escolhemos a Quantum, porque queríamos um parceiro que juntasse backup e arquivo, que melhorasse nossa eficiência, e que fornecesse novas tecnologias que nos permitam criar ofertas novas e dinâmicas para o mercado", afirma Magalias.

A Ativas também revela interesse pelas mais recentes tecnologias da Quantum, incluindo soluções inovadoras como o armazenamento de objetos Lattus™, serviços de nuvem, e software de proteção de dados vmPRO™, para máquinas virtuais. Essas tecnologias irão permitir que a Ativas atenda as necessidades em constante mudança de seus clientes de maneira mais eficiente, mantendo a competitividade.

Produtos Usados

Benefícios Chave

  • O conjunto inovador de soluções oferece combinação ideal de desempenho, flexibilidade e economia
  • A convergência de backup e arquivamento simplifica as operações e reduz os custos
  • Uma ampla gama de tecnologias suporta uma vasta seleção de diferentes necessidades dos clientes
  • As opções de nuvem e armazenamento de objetos fornecem a base para novas ofertas no futuro

Sobre a Ativas

Pertencente ao Asamar Group, a Ativas Data Center é uma empresa de tecnologias de informação que fornece serviços de centro de dados, outsourcing de TI e hospedagem de informações em todo o Brasil. Seu centro de dados foi a primeira grande instalação comercial com classificação Tier III construída em Belo Horizonte. A empresa fornece serviços de TI e hospedagem a uma vasta gama de clientes e setores, de acordo com as boas práticas da indústria e com os padrões de qualidade internacionais.