ACRI-ST
Com o StorNext, sabíamos que podíamos atender nossa necessidade imediata de armazenar 400 TB de dados de satélite, obtendo ao mesmo tempo a capacidade de expandir para vários petabytes ao longo da próxima década.

 

– Gilbert Barrot
CIO, ACRI-ST

A ACRI-ST Aumenta o Entendimento da Terra com Dados de Satélite e o StorNext

Há mais de 25 anos, a ACRI-ST tem trabalhado com a Agência Espacial Europeia e outras organizações para arquivar e processar dados de satélite valiosos. A ACRI-ST precisava de uma nova solução de armazenamento para preservar dados de satélite em crescimento, ajudando os cientistas a acelerar a pesquisa.

Permitir a Pesquisa Científica de Ponta

Cientistas, pesquisadores universitários, agências governamentais e outras organizações a nível mundial recorrem aos mais de 20 anos de dados mantidos pela ACRI-ST para uma vasta matriz de projetos. "Os pesquisadores que estudam a oceanografia e o aquecimento global poderão querer rastrear os níveis de clorofila e medir a salinidade no Mediterrâneo, ou fazer gráficos dos níveis crescentes de ozono na atmosfera para avaliar a velocidade das mudanças climáticas", afirma Barrot. "Os dados coletados por satélites ao longo de vários anos ajudam os pesquisadores a identificar padrões e tendências que nos permitem compreender melhor nosso mundo."

A ACRI-ST oferece acesso a um grande repositório de dados e oferece processamento adicional para ajudar a acelerar a investigação. Em vez de organizar várias dezenas de milhares de imagens do oceano, os pesquisadores podem pedir à ACRI-ST para informatizar as médias mensais dos níveis de clorofila – os produtos de que esses pesquisadores precisam para seu trabalho.

Preparar para o Crescimento de Dados à Escala de Petabytes com o Armazenamento Multicamadas Inteligente

Para preparar o lançamento de um novo satélite ESA, a equipe da ACRI-ST precisava de um novo ambiente de armazenamento – um que conseguisse lidar com petabytes de dados. "Cada geração de satélites captura mais dados do que a anterior", refere Barrot. "Precisávamos de uma solução que acomodasse nossas necessidades imediatas e que escalasse – de forma econômica – à medida que coletássemos mais dados do satélite."

Ao mesmo tempo, a equipe da ACRI-ST tinha de assegurar que os dados estavam prontamente acessíveis para cientistas internos, assim como para pesquisadores externos. "Os dados só são valiosos se os pesquisadores puderem usá-los", afirma Barrot. "Tínhamos de nos certificar de que eles conseguiam acessar os dados de que precisavam, quando necessário."

Implementação do StorNext para Velocidade, Escalabilidade e Compatibilidade

A equipe da ACRI-ST selecionou uma solução de armazenamento multicamadas StorNext da Quantum para arquivar dados de satélite, fornecer acesso aos dados por pesquisadores externos e suportar os fluxos de trabalho de processamento de dados de valor agregado da ACRI-ST. O StorNext oferece um ambiente em camadas que fornece a combinação certa de escalabilidade e acesso de alta velocidade. "A combinação de fitas e discos em um único ambiente dá-nos o melhor dos dois mundos", diz Barrot. "Podemos manter uma cache dos dados imediatamente disponível no disco, armazenando ao mesmo tempo a maior parte do repositório em fita mais econômica."

Suportando uma vasta matriz de sistemas operacionais, o StorNext permite que os pesquisadores da ACRI-ST acessem e analisem dados de forma flexível, sem terem de modificar seus sistemas ou software. "Com o StorNext, os pesquisadores podem trabalhar com dados, independentemente do tipo de servidor que estão usando", afirma Barrot.

Proteger Dados de Satélite Críticos com um Arquivo Inteligente

As capacidades de colocação em camadas inteligente, baseada em uma política ajudam a proteger os dados de satélite. "Se perdermos os dados brutos de satélite, eles ficam perdidos para sempre", declara Barrot. "A colocação em camadas com base em uma política do StorNext permite-nos gerar cópias de dados para proteger informações insubstituíveis."

A equipe da ACRI-ST também armazena os dados criados por cientistas internos. "Com o StorNext, temos a capacidade de manter os dados processados no sistema, para estarem prontamente acessíveis."

A forte confiabilidade do sistema ajuda a assegurar que os dados se mantêm disponíveis sempre que os pesquisadores precisam deles. "A solução StorNext simplesmente funciona", refere Barrot. "Não foi necessário fazer manutenção, e tivemos pouquíssimos problemas que necessitaram de assistência da Quantum."

Fornecer Acesso de Autoatendimento a Dados no Arquivo da ACRI-ST

Embora a equipe de pesquisadores internos da ACRI-ST precise frequentemente de um grande número de imagens, eles esperam um acesso rápido aos dados. O sistema de arquivos StorNext acelera o acesso aos dados no arquivo, usando um namespace único para todo o ambiente em camadas.

"Com outras soluções de armazenamento baseadas em fita, podia demorar vários dias para que a equipe de TI localizasse manualmente os dados corretos, recuperasse uma fita e fornecesse os dados solicitados pelos pesquisadores", afirma Barrot. "A solução StorNext permite o autoatendimento. Os nossos pesquisadores internos podem acessar eles próprios os arquivos de que necessitam, mesmo quando os dados estão escritos em fita. Os nossos cientistas estão muito satisfeitos com o tempo de resposta mais rápido."

Obter Escalabilidade e Flexibilidade para o Futuro

Desde o início, a equipe da ACRI-ST planejou tirar proveito da expansibilidade da solução StorNext. "Com o StorNext, sabíamos que podíamos atender nossa necessidade imediata de armazenar 400 TB de dados de satélite, obtendo ao mesmo tempo a capacidade de expandir para vários petabytes ao longo da década seguinte", diz Barrot. "Podemos adicionar capacidade de disco e unidades de fita – de forma fácil e econômica – mantendo ao mesmo tempo um pequeno volume do centro de dados."

Benefícios Chave

  • Arquiva dados de satélite insubstituíveis, com a colocação de dados em camadas inteligente, baseada em uma política
  • É escalável para suportar petabytes de dados, retendo ao mesmo tempo um pequeno volume do centro de dados
  • Acelera fluxos de trabalho científicos, fornecendo acesso rápido aos dados
  • Fornece acesso de autoatendimento rápido a dados, com um namespace único para todas as camadas de armazenamento
  • Suporta uma gama completa de sistemas operacionais para acomodar uma base de clientes ampla

Sobre a ACRI-ST

A ACRI-ST é especialista em sensoriamento remoto e modelamento de fenômenos físicos e ambientais. A organização oferece soluções para simulações de missões por satélite e prototipagem de previsões ambientais, fornece suporte à tomada de decisões para agências públicas e autoridades locais, e opera centros de dados ambientais.