ACRI-ST
Com o StorNext, sabíamos que podíamos atender nossa necessidade imediata de armazenar 400 TB de dados de satélite, obtendo ao mesmo tempo a capacidade de expandir para vários petabytes ao longo da próxima década.  

 

Gilbert Barrot
CIO, ACRI-ST

A ACRI-ST Aumenta o Entendimento da Terra com Dados de Satélite e Armazenamento Escalável StorNext

A ACRI-ST, com sede no sudeste de França, desempenha um papel fundamental no processamento e arquivamento de dados de satélite críticos da Agência Espacial Europeia (ESA). A empresa começou como uma pequena organização de pesquisa e desenvolvimento, adicionando, de forma gradual, capacidades de arquivamento e reprocessamento. Atualmente, ela opera centros de dados que preservam e fornecem acesso a informações de vários satélites diferentes.

Permitir a Pesquisa Científica de Ponta

A ACRI-ST permite que pesquisadores em todo o mundo recorram a mais de 20 anos de informações, e oferece serviços de processamento de dados para ajudar a acelerar a pesquisa. "Começar com dados brutos do satélite seria muito demorado para os pesquisadores", afirma Gilbert Barrot, CIO da ACRI-ST. "Eles precisariam classificar um grande número de imagens amplas antes de proceder a uma análise." Em vez disso, os servidores da ACRI-ST processam as imagens brutas para uma região de interesse e apresentam diretamente os dados de que os pesquisadores necessitam.

Preparação para o Crescimento de Dados à Escala de Petabytes

Para se preparar para um novo satélite da ESA, o Sentinel 3, a equipe da ACRI-ST necessitava de um novo ambiente de armazenamento – um ambiente que pudesse lidar com petabytes de dados, e não as dezenas de terabytes típicas de projetos anteriores. "Precisávamos de uma solução que acomodasse nossas necessidades imediatas e que escalasse – de forma econômica – à medida que coletássemos mais dados do satélite", afirma Barrot. Ao mesmo tempo, a equipe da ACRI-ST precisava assegurar que os dados estavam prontamente acessíveis para cientistas internos e para pesquisadores externos.

Implementação do StorNext para Velocidade e Escalabilidade

A equipe da ACRI-ST selecionou uma solução de armazenamento em camadas StorNext da Quantum para arquivar dados de satélite, permitir o acesso por parte dos pesquisadores e suportar os fluxos de trabalho de valor agregado da ACRI-ST. O StorNext oferece um ambiente de armazenamento em camadas que fornece uma combinação ideal de escalabilidade e acesso de alta velocidade. Além disso, suporta ambientes Linux e Windows.

"A combinação de fitas e discos em um único ambiente dá-nos o melhor dos dois mundos", diz Barrot. "Podemos manter uma cache dos dados imediatamente disponível no disco, armazenando ao mesmo tempo a maior parte do repositório em fita mais econômica. Com o StorNext, sabíamos que podíamos atender nossa necessidade imediata de armazenar 400 TB de dados de satélite, obtendo, ao mesmo tempo, a capacidade de expandir para vários petabytes ao longo da próxima década."

Expandindo o Arquivo

A ACRI-ST já está tirando proveito da escalabilidade da plataforma StorNext. Em 2016, a organização ganhou uma proposta para apoiar o Serviço de Arquivamento de Dados de Observação da Terra (EODAS) da ESA, que arquiva todos os dados de satélite para missões passadas e atuais da ESA (com exceção dos satélites Sentinel). A ACRI-ST necessitava fornecer 6 PB para dados históricos, além de 2 PB para missões ao vivo.

De modo a satisfazer os novos requisitos, a equipe da ACRI-ST expandiu seu arquivo da Quantum. "A ESA pretendia um arquivo robusto que pudesse fornecer recuperação e distribuição em massa de dados. A solução de arquivo da Quantum era perfeita", afirma Barrot. "Nós adicionamos capacidade de forma fácil e econômica, mantendo ao mesmo tempo um pequeno volume do centro de dados." A ACRI-ST também criou um ambiente quase semelhante no Luxemburgo, por meio da sua subsidiária adwaïsEO, para funcionar como arquivo principal. A ingestão de dados é efetuada no Luxemburgo e as cópias são expedidas para a localização francesa, para proteção externa.

Proteger Dados de Satélite Valiosos no Longo Prazo

O arquivo da ACRI-ST tira proveito da capacidade do Vault Ativo StorNext para automatizar totalmente o manuseamento da fita, e os dados nas fitas são protegidos pelas capacidades do Gerenciamento de Vida Prolongada de Dados (EDLM) do arquivo. O EDLM detecta atempadamente sinais de desgaste da fita e move automaticamente os arquivos para fitas novas, de modo a preservá-los durante longos períodos de tempo. O suporte de arquivo do Sistema de Arquivos de Fita Linear (LTFS) permite aos pesquisadores ler dados diretamente, sem necessitar que eles usem soluções Quantum, e seu suporte para a nuvem oferece opções flexíveis para o futuro.

Benefícios Chave

  • Protege dados de satélite insubstituíveis com a colocação de dados em camadas integrada, baseada em uma política
  • Otimiza os custos de armazenamento com gerenciamento inteligente baseado em uma política
  • É escalável para suportar petabytes de dados, permitindo acomodar facilmente novos projetos
  • Acelera fluxos de trabalho científicos, fornecendo acesso rápido aos dados
  • Fornece acesso sem problemas a todos os dados com um namespace único para todas as camadas de armazenamento
  • Suporta uma gama completa de sistemas operacionais para acomodar uma base de usuários ampla

Sobre a ACRI-ST

A ACRI-ST é especialista em sensoriamento remoto e modelamento de fenômenos físicos e ambientais. A organização oferece soluções para simulações de missões por satélite e prototipagem de previsões ambientais, fornece suporte à tomada de decisões para agências públicas e autoridades locais, e opera centros de dados ambientais. As atividades da ACRI-ST abrangem técnicas de observação espacial para além do oceano e da terra, incluindo o desenvolvimento e a industrialização de cadeias de processamento de dados, a concepção da fusão de dados e esquemas de assimilação, assim como a concepção e operação de sistemas de distribuição de dados.